Programas de exercícios (tenis de mesa)
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Programas de exercícios (tenis de mesa)
O principiante terá que aprender em primeiro lugar as formas vulgares de bater a bola, tais como bater com a mão virada para a esquerda, empurrar com a mão para a direita, cortar com a mão para a direita ou com a mão para a esquerda. Os alunos que nunca jogaram pingue-pongue devem começar com exercícios de bater a bola, utilizando apenas raqueta, bola e um sucedâneo de rede (fio, banco Sueco, etc.); só depois disso é que devem entrar em contacto com a mesa de jogo.
Exercício com raqueta de Ténis de Mesa:
Exercício 1: “Levantar levemente a bola”
Descrição: com este exercício levanta-se mais ou menos a bola a partir da raqueta. A bola deverá ser levantada em sentido vertical, procurando o aluno apanhá-la suavemente com a raqueta.
Exercício 2: “Servir para o chão”
Descrição: A bola é lançada para o chão com a raqueta. O movimento deve ser feito de modo a que a bola volta a bater à altura do braço e da raqueta, podendo-se voltar a servir para o chão.
Exercício 3: “Rolar a Bola”
Descrição: Este exercício executa-se sentado ou de cócoras. A bola não deve saltar, mas apenas rolar. A bola, no chão, deve ser guiada com a raqueta na direcção desejada.
Exercício 4: “Bater a Bola”
Descrição: O bater é o encontro da bola com a raqueta. A raqueta, como um prolongamento da mão e do braço, bate na bola com determinada velocidade. A bola salta para o lado, com a raqueta em posição angular lateral; para a frente, com a raqueta em posição horizontal, e para cima, com a raqueta em posição vertical (dar toques).
Exercício 5: “Jogos de equilíbrio”
Descrição: Coloca-se a bola sobre a raqueta. Este deve manter-se direita para que a bola não caia. O aluno faz este exercício parado mas também se pode realizar a andar, a correr ou até mesmo realizando estafetas entre os alunos.
Exercício 6: “Exercícios de jogos contra a parede”
Descrição: O jogador bate a bola no ar e joga-a contra a parede (com a mão esquerda para a direita e vice-versa).
O aluno faz saltar a bola no chão e bate-a depois contra a parede, tentando batê-la sem que esta caia no chão.
O professor determina um alvo na parede e o aluno vai tentar acertar-lhe como nos movimentos anteriores.
O professor determina vários pontos na parede nos quais o aluno vai tentar acertar como anteriormente.
Exercício 7: “Exercícios com outro colega”
Descrição: os dois alunos de pé, vão jogar a bola entre eles tentando não a deixar cair no chão e realizando batimento de direita e esquerda;
Como o gesto anterior mas agora antes de devolver a bola, o aluno vai fazê-la ressaltar na raqueta e só depois a reenvia ao colega;
Com quatro jogadores, os alunos realizam o movimento do exercício anterior mas agora jogando cruzado entra eles.
Exercício 8: “Exercícios com parceiro e rede”
Descrição: em vez de rede, utiliza-se primeiro uma corda esticada a uma altura mais baixa que a altura oficial, os alunos primeiro em situação de 1x1 e depois 2x2 vão realizar o exercício 7 mas utilizando a mesa e colocando posteriormente a rede à altura oficial. Os alunos devem tentar já realizar o serviço realizando várias tentativas para o conseguir.
Exercício 9: “Exercícios de serviço”
Descrição: os alunos jogando 1x1, um realiza serviço e o outro tenta realizar a devolução para um espaço aberto da mesa, alternando de posições.
Exercício 10: “Exercícios de colocação de bola”
Descrição: os alunos em jogo de 1x1 tentam colocar a bola em posições pré-determinadas pelo professor tentando realizar batimentos curtos ou longos e de direita ou esquerda. (pode tapar-se partes da mesa com panos e o aluno tenta colocar a bola nas partes destapadas). Os alunos tentam já realizar jogo, mesmo que sem pontuação, tentando também utilizar diferentes gestos técnicos de acordo com a situação.
Exercício 11: “Jogos com a Direita e Revés”
Descrição: os alunos 1x1 realizam batimentos de direita/direita, em diagonal, tentando fazer o máximo de repetições sem falhar, a bola deve ser batida o mais plana e junto à rede possível. Realizar o mesmo exercício mas para batimentos revés/revés. Os alunos realizam também batimentos de direita/revés em linha paralela, em que um realiza batimento de direita e o outro realiza batimento de revés.
Exercício 11: “Top spin e bloco”
Descrição: o aluno com a “direita” realiza top spin em linha paralela;
Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado direito;
Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado esquerdo;
Com a “direita” realiza bloco em linha paralela;
Com a “direita” realiza bloco em linha diagonal;
Com a “direita” realiza bloco em diagonal do lado esquerdo;
Com o “revés” realiza top spin em diagonal;
Com o “revés” realiza bloco em linha paralela;
Com o “revés” realiza bloco em diagonal.
Estes exercícios são repetições de top spin e bloco. Podem ser realizados sem arbitrariedade e devem fazer-se sucessivas repetições.
Exercício 12: “Exercícios para Smash”
Descrição: em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “direita” e o primeiro novamente vai realizar smash de “direita” (alternando as posições);
Em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “esquerda” e o primeiro novamente vai realizar smash de “esquerda” (alternando as posições);
Estas são algumas situações, com base nas quais se poderão fazer inúmeras combinações possíveis para que os alunos executem todos os gestos técnicos progressivamente
Exercício 13: “Deslocamentos”
Descrição: pode utilizar-se várias combinações possíveis, aqui fica um exemplo, 2 alunos em situação de 1x1, um realiza batimento de “direita” em linha paralela, o outro rebate a bola de “direita” mas em linha cruzada obrigando o colega a um deslocamento rápido.
Exercício com raqueta de Ténis de Mesa:
Exercício 1: “Levantar levemente a bola”
Descrição: com este exercício levanta-se mais ou menos a bola a partir da raqueta. A bola deverá ser levantada em sentido vertical, procurando o aluno apanhá-la suavemente com a raqueta.
Exercício 2: “Servir para o chão”
Descrição: A bola é lançada para o chão com a raqueta. O movimento deve ser feito de modo a que a bola volta a bater à altura do braço e da raqueta, podendo-se voltar a servir para o chão.
Exercício 3: “Rolar a Bola”
Descrição: Este exercício executa-se sentado ou de cócoras. A bola não deve saltar, mas apenas rolar. A bola, no chão, deve ser guiada com a raqueta na direcção desejada.
Exercício 4: “Bater a Bola”
Descrição: O bater é o encontro da bola com a raqueta. A raqueta, como um prolongamento da mão e do braço, bate na bola com determinada velocidade. A bola salta para o lado, com a raqueta em posição angular lateral; para a frente, com a raqueta em posição horizontal, e para cima, com a raqueta em posição vertical (dar toques).
Exercício 5: “Jogos de equilíbrio”
Descrição: Coloca-se a bola sobre a raqueta. Este deve manter-se direita para que a bola não caia. O aluno faz este exercício parado mas também se pode realizar a andar, a correr ou até mesmo realizando estafetas entre os alunos.
Exercício 6: “Exercícios de jogos contra a parede”
Descrição: O jogador bate a bola no ar e joga-a contra a parede (com a mão esquerda para a direita e vice-versa).
O aluno faz saltar a bola no chão e bate-a depois contra a parede, tentando batê-la sem que esta caia no chão.
O professor determina um alvo na parede e o aluno vai tentar acertar-lhe como nos movimentos anteriores.
O professor determina vários pontos na parede nos quais o aluno vai tentar acertar como anteriormente.
Exercício 7: “Exercícios com outro colega”
Descrição: os dois alunos de pé, vão jogar a bola entre eles tentando não a deixar cair no chão e realizando batimento de direita e esquerda;
Como o gesto anterior mas agora antes de devolver a bola, o aluno vai fazê-la ressaltar na raqueta e só depois a reenvia ao colega;
Com quatro jogadores, os alunos realizam o movimento do exercício anterior mas agora jogando cruzado entra eles.
Exercício 8: “Exercícios com parceiro e rede”
Descrição: em vez de rede, utiliza-se primeiro uma corda esticada a uma altura mais baixa que a altura oficial, os alunos primeiro em situação de 1x1 e depois 2x2 vão realizar o exercício 7 mas utilizando a mesa e colocando posteriormente a rede à altura oficial. Os alunos devem tentar já realizar o serviço realizando várias tentativas para o conseguir.
Exercício 9: “Exercícios de serviço”
Descrição: os alunos jogando 1x1, um realiza serviço e o outro tenta realizar a devolução para um espaço aberto da mesa, alternando de posições.
Exercício 10: “Exercícios de colocação de bola”
Descrição: os alunos em jogo de 1x1 tentam colocar a bola em posições pré-determinadas pelo professor tentando realizar batimentos curtos ou longos e de direita ou esquerda. (pode tapar-se partes da mesa com panos e o aluno tenta colocar a bola nas partes destapadas). Os alunos tentam já realizar jogo, mesmo que sem pontuação, tentando também utilizar diferentes gestos técnicos de acordo com a situação.
Exercício 11: “Jogos com a Direita e Revés”
Descrição: os alunos 1x1 realizam batimentos de direita/direita, em diagonal, tentando fazer o máximo de repetições sem falhar, a bola deve ser batida o mais plana e junto à rede possível. Realizar o mesmo exercício mas para batimentos revés/revés. Os alunos realizam também batimentos de direita/revés em linha paralela, em que um realiza batimento de direita e o outro realiza batimento de revés.
Exercício 11: “Top spin e bloco”
Descrição: o aluno com a “direita” realiza top spin em linha paralela;
Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado direito;
Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado esquerdo;
Com a “direita” realiza bloco em linha paralela;
Com a “direita” realiza bloco em linha diagonal;
Com a “direita” realiza bloco em diagonal do lado esquerdo;
Com o “revés” realiza top spin em diagonal;
Com o “revés” realiza bloco em linha paralela;
Com o “revés” realiza bloco em diagonal.
Estes exercícios são repetições de top spin e bloco. Podem ser realizados sem arbitrariedade e devem fazer-se sucessivas repetições.
Exercício 12: “Exercícios para Smash”
Descrição: em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “direita” e o primeiro novamente vai realizar smash de “direita” (alternando as posições);
Em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “esquerda” e o primeiro novamente vai realizar smash de “esquerda” (alternando as posições);
Estas são algumas situações, com base nas quais se poderão fazer inúmeras combinações possíveis para que os alunos executem todos os gestos técnicos progressivamente
Exercício 13: “Deslocamentos”
Descrição: pode utilizar-se várias combinações possíveis, aqui fica um exemplo, 2 alunos em situação de 1x1, um realiza batimento de “direita” em linha paralela, o outro rebate a bola de “direita” mas em linha cruzada obrigando o colega a um deslocamento rápido.
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