Educaçao Fisica e Desporto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programas de exercícios (tenis de mesa)

Ir para baixo

Programas de exercícios (tenis de mesa) Empty Programas de exercícios (tenis de mesa)

Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 5:12 pm

O principiante terá que aprender em primeiro lugar as formas vulgares de bater a bola, tais como bater com a mão virada para a esquerda, empurrar com a mão para a direita, cortar com a mão para a direita ou com a mão para a esquerda. Os alunos que nunca jogaram pingue-pongue devem começar com exercícios de bater a bola, utilizando apenas raqueta, bola e um sucedâneo de rede (fio, banco Sueco, etc.); só depois disso é que devem entrar em contacto com a mesa de jogo.

Exercício com raqueta de Ténis de Mesa:
Exercício 1: “Levantar levemente a bola”
Descrição: com este exercício levanta-se mais ou menos a bola a partir da raqueta. A bola deverá ser levantada em sentido vertical, procurando o aluno apanhá-la suavemente com a raqueta.

Exercício 2: “Servir para o chão”
Descrição: A bola é lançada para o chão com a raqueta. O movimento deve ser feito de modo a que a bola volta a bater à altura do braço e da raqueta, podendo-se voltar a servir para o chão.


Exercício 3: “Rolar a Bola”
Descrição: Este exercício executa-se sentado ou de cócoras. A bola não deve saltar, mas apenas rolar. A bola, no chão, deve ser guiada com a raqueta na direcção desejada.

Exercício 4: “Bater a Bola”
Descrição: O bater é o encontro da bola com a raqueta. A raqueta, como um prolongamento da mão e do braço, bate na bola com determinada velocidade. A bola salta para o lado, com a raqueta em posição angular lateral; para a frente, com a raqueta em posição horizontal, e para cima, com a raqueta em posição vertical (dar toques).

Exercício 5: “Jogos de equilíbrio”
Descrição: Coloca-se a bola sobre a raqueta. Este deve manter-se direita para que a bola não caia. O aluno faz este exercício parado mas também se pode realizar a andar, a correr ou até mesmo realizando estafetas entre os alunos.

Exercício 6: “Exercícios de jogos contra a parede”
Descrição: O jogador bate a bola no ar e joga-a contra a parede (com a mão esquerda para a direita e vice-versa).
 O aluno faz saltar a bola no chão e bate-a depois contra a parede, tentando batê-la sem que esta caia no chão.
 O professor determina um alvo na parede e o aluno vai tentar acertar-lhe como nos movimentos anteriores.
 O professor determina vários pontos na parede nos quais o aluno vai tentar acertar como anteriormente.

Exercício 7: “Exercícios com outro colega”
Descrição: os dois alunos de pé, vão jogar a bola entre eles tentando não a deixar cair no chão e realizando batimento de direita e esquerda;
 Como o gesto anterior mas agora antes de devolver a bola, o aluno vai fazê-la ressaltar na raqueta e só depois a reenvia ao colega;
 Com quatro jogadores, os alunos realizam o movimento do exercício anterior mas agora jogando cruzado entra eles.

Exercício 8: “Exercícios com parceiro e rede”
Descrição: em vez de rede, utiliza-se primeiro uma corda esticada a uma altura mais baixa que a altura oficial, os alunos primeiro em situação de 1x1 e depois 2x2 vão realizar o exercício 7 mas utilizando a mesa e colocando posteriormente a rede à altura oficial. Os alunos devem tentar já realizar o serviço realizando várias tentativas para o conseguir.

Exercício 9: “Exercícios de serviço”
Descrição: os alunos jogando 1x1, um realiza serviço e o outro tenta realizar a devolução para um espaço aberto da mesa, alternando de posições.

Exercício 10: “Exercícios de colocação de bola”
Descrição: os alunos em jogo de 1x1 tentam colocar a bola em posições pré-determinadas pelo professor tentando realizar batimentos curtos ou longos e de direita ou esquerda. (pode tapar-se partes da mesa com panos e o aluno tenta colocar a bola nas partes destapadas). Os alunos tentam já realizar jogo, mesmo que sem pontuação, tentando também utilizar diferentes gestos técnicos de acordo com a situação.

Exercício 11: “Jogos com a Direita e Revés”
Descrição: os alunos 1x1 realizam batimentos de direita/direita, em diagonal, tentando fazer o máximo de repetições sem falhar, a bola deve ser batida o mais plana e junto à rede possível. Realizar o mesmo exercício mas para batimentos revés/revés. Os alunos realizam também batimentos de direita/revés em linha paralela, em que um realiza batimento de direita e o outro realiza batimento de revés.

Exercício 11: “Top spin e bloco”
Descrição: o aluno com a “direita” realiza top spin em linha paralela;
 Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado direito;
 Com a “direita”, realiza top spin em linha paralela do lado esquerdo;
 Com a “direita” realiza bloco em linha paralela;
 Com a “direita” realiza bloco em linha diagonal;
 Com a “direita” realiza bloco em diagonal do lado esquerdo;
 Com o “revés” realiza top spin em diagonal;
 Com o “revés” realiza bloco em linha paralela;
 Com o “revés” realiza bloco em diagonal.
Estes exercícios são repetições de top spin e bloco. Podem ser realizados sem arbitrariedade e devem fazer-se sucessivas repetições.

Exercício 12: “Exercícios para Smash”
Descrição: em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “direita” e o primeiro novamente vai realizar smash de “direita” (alternando as posições);
 Em situação de 1x1, um aluno realiza serviço, o outro rebate em top spin de “esquerda” e o primeiro novamente vai realizar smash de “esquerda” (alternando as posições);
Estas são algumas situações, com base nas quais se poderão fazer inúmeras combinações possíveis para que os alunos executem todos os gestos técnicos progressivamente

Exercício 13: “Deslocamentos”
Descrição: pode utilizar-se várias combinações possíveis, aqui fica um exemplo, 2 alunos em situação de 1x1, um realiza batimento de “direita” em linha paralela, o outro rebate a bola de “direita” mas em linha cruzada obrigando o colega a um deslocamento rápido.

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 41

https://desporto.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos