Educaçao Fisica e Desporto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Historia da ginastica acrobatica

Ir para baixo

Historia da ginastica acrobatica Empty Historia da ginastica acrobatica

Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 5:49 pm

A palavra acrobata é de origem Grega e significa andar em bicos de pés ou andar alto/no ar (Dicionário da Língua Portuguesa, 2004). Segundo ROMÃO (2006), tudo leva a crer que esta arte tem origens muito remotas, tendo em conta os desenhos encontrados nas cavernas (Idade da Pedra). No século XVI a. C. é possível constatar figuras de pessoas a praticar habilidades acrobáticas em pinturas feitas nos vasos, nos tectos e nos pavimentos. Os saltos mais altos eram provavelmente treinados sobre animais como, por exemplo, os bois. Mais tarde, no século V a. C., o grande filósofo Sócrates confessou que praticava diariamente exercícios acrobáticos (ROMÃO, 2005).
Por outro lado, “ (…) as origens dos desportos acrobáticos, entendidos como acrobacia, também são muito difíceis de localizar com precisão. A acrobacia antiga, que constitui o prelúdio dos nossos desportos acrobáticos, era uma prática diferente, utilizada essencialmente em rituais simbólicos e sagrados. Este aspecto mítico-ritual é confirmado por textos ou monumentos que testemunham a presença de acrobatas em cerimónias religiosas, festas sagradas e funerais” (ROMÃO, 2006).
Os movimentos mais utilizados são os de inversão do corpo e piruetas, mas sempre ligados a um simbolismo circular.
Estas actividades, cada vez mais desenvolvidas, prosseguem durante a Idade Média e Renascimento, havendo apresentações em praças públicas, tornando as acrobacias uma forma de cultura. A acrobacia começa a dividir-se e a hierarquizar-se, no fim do século XVII e início do século XVIII, em:
Acrobacia mais baixa – Executada sobre o tapete pelos saltim bancos, que utilizavam somente o seu potencial corporal.
Acrobacia equestre – Forma convertida da acrobacia no solo ou em corda e utilizada em espectáculos luxuosos.
Ballet – Passagem dos acrobatas para esta forma de arte, o que significa uma ascensão social. Apesar de tal intervenção, a acrobacia permanece como "ilegítima" na educação escolar do século XIX e boa parte do século XX.
É na segunda metade do século XX que os desportos acrobáticos se organizam como modalidade desportiva, sendo fundada a Federação Internacional de Desportos Acrobáticos.
Em Portugal
Foi sobretudo a partir do princípio dos anos oitenta do século XX que a modalidade sofreu um grande desenvolvimento, graças ao esforço de alguns professores como João Sá Fernandes, Gil Mota e Robalo Gouveia.

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 41

https://desporto.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos