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Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 5:20 pm

4.8. Exercícios para desenvolver a técnica

Exercício 1
Objectivo:
 Aperfeiçoamento da precisão e da execução por meio da fluidez do movimento
 Tempo de execução

Descrição:
A realiza um batimento de esquerda amortecendo como resposta a um potente lançamento de R.
A desloca-se lateralmente para as posições A1e A2, nestas posições irão realizar um smash na posição A1e na posição A2 um batimento paralelo de direita. R regula o ritmo do exercício com potentes séries de difíceis lançamentos

Exercício 2
Objectivo:
 Continuidade motora para aperfeiçoar a coordenação técnica de execução
 Rapidez do movimento
 Tempo de execução

Descrição:
A partir das posições A e A1 os jogadores vão realizar dois batimentos cruzados de direita e um smash de uma posição elevada. Após estes batimentos vão deslocar-se lateralmente até a posição A2 contornando o poste onde vai executar um vólei de esquerda, todos os batimentos devem ser enviados para a mesma área do campo.
R regula o ritmo do exercício com bolas em balão e difíceis lançamentos na diagonal.
Exercício 3
Objectivo:
 Desenvolvimento do ritmo do movimento através de uma adequada capacidade técnica
 Rapidez de execução

Descrição:
A partir das posições A e A1 o jogador deve realizar uma série de golpes cruzados de direita e de esquerda respectivamente.
Na transição da posição A até a A1 o jogador deve de contornar o poste. O exercício continua, o jogador efectua um deslocamento ate a posição A2 onde vai realizar um smash cruzado.
R regula o ritmo do exercício com potentes lançamentos na diagonal e lançamentos em balão.


4.9. Exercícios para a técnica de Serviço
Objectivo:
Desenvolvimento do movimento técnico do serviço;
Rapidez de execução
Descrição:
Os alunos individualmente começam por tentar bater a bola por cima contra a parede. Depois 2 a 2, um realiza batimento por cima e outro executa a recepção com gesto técnico de direita ou de esquerda. Posteriormente 2 a 2 os alunos já no campo de ténis mas com a rede a uma altura mais baixa que a oficial, alternadamente tentam realizar batimentos por cima na linha de serviço
Os alunos já depois de atingirem este objectivo e da zona de serviço na linha de fundo realizam o batimento por cima primeiro em linha recta, depois cruzado e finalmente tentam realizar o serviço na zona de serviço tentando colocar a bola na zona de recepção de serviço tentado 2 a 2 executar todo o gesto técnico e dar seguimento ao jogo, um aluno realiza serviço e outro recepção alternadamente.







5. Jogos e exercícios combinados
Exercício 1
Numero de jogadores: 8 ou mais
Nome: “partida de serviço”
Objectivo: Consistência no serviço
Descrição: os alunos servem, se o serviço for bom ganham ponto, se ganharem perdem ponto. Jogam um “set” contra si mesmos e trocam de lado para servir.
Variantes: os alunos podem jogar uns contra os outros para ver quem mete mais serviços bons.


Exercício 2
Numero de jogadores: 10 ou mais
Nome: “americano”
Objectivo: o professor coloca uma bola em jogo sobre J que a rebate para A; ambos passam para o lado contrario do campo e assim sucessivamente para todos os jogadores, sendo eliminado quem falhar.



Exercício 3
Numero de jogadores: 10 ou mais
Nome: “roda múltipla”.
Objectivo: igual ao “americano” mas os jogadores não passam para o lado contrário do campo, só para o final da sua fila.



Exercício 4
Numero de jogadores: 5 ou mais
Nome: “resto eléctrico”
Objectivo: pratica dos gestos de serviço e recepção
Descrição: os jogadores A, B, C e D servem na linha de serviço e E e F realizam recepção. Mais tarde trocam de posições.
Variantes: pode jogar-se a pontos e penalizando as faltas na rede.



Exercício 5
Numero de jogadores: 5 ou mais
Nome: “serviço e subida à rede”.
Objectivo: melhorar a técnica de serviço e a subida à rede, jogo de pernas.
Descrição: C serve para A e sobe à rede, Jogando o ponto contra A e B.
Variantes: pode jogar-se a pontos e trocar os alunos que realizam a recepção.



Exercício 6
Numero de jogadores: 3
Nome: “o 21”
Objectivo: praticar pontos entre os alunos
Descrição: A e B jogam um ponto, quem perde sai da pista e para o seu lugar entra C, contam-se unicamente os pontos obtidos no serviço, jogando-se ate aos 21.
Variantes: jogar até 7 ou 11 pontos, contando todos os pontos alem do serviço.

Exercício 7
Numero de jogadores: 4 ou mais
Nome: “fundo e vólei”
Objectivo: simulação do jogo de pares
Descrição: o professor lança bolas a B e a C que jogam pontos contra A e B. jogam-se 15 pontos e troca-se de posição.
Variantes: jogar com vários pares, saindo os que perdem ponto.

Exercício 8
Numero de jogadores: 3
Nome: “dois contra um”
Objectivo: pratica do jogo de pares e singulares em simultâneo.
Descrição: A e B jogam contra C que unicamente realiza batimento no campo de singulares. Depois os alunos trocam de posição.
Variantes: A e B podem dispor unicamente de um serviço ou jogar só com “voles”.

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