Metodologia do Badminton /exercicios

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Metodologia do Badminton /exercicios

Mensagem  titusonline em Dom Fev 03, 2008 5:09 pm

4.1. Relação corpo/volante
O volante, como elemento fundamental do jogo, é um objecto sempre em movimento, pelo que é importante reconhecer que o encontro do seu ponto de queda em relação à posição do corpo é crucial, uma vez que é para lá que nos vamos deslocar.

Exercício 1.“ O volante pingo de chuva”
Descrição: cada aluno tem um volante que atira ao ar, deixando-o cair na zona do corpo que o professor previamente definir.

Exercício 2. “O volante pingo de chuva 2”
Descrição: dois a dois com um volante, um atira ao outro indicando a parte do corpo com que este deve receber o volante.


4.2. Relação com o outro/Percepção das trajectórias
Exercício 1. “O volante rebuçado”
Descrição: Dois a dois, colocado frente a frente, atiram o volante um para o outro: a) por cima da cabeça; b) entre o ombro e a cintura; c) abaixo da cintura. O volante deve ser sempre apanhado e lançado alternadamente com a mão esquerda e direita.

Exercício 2. “O volante perseguidor”
Descrição: um aluno desloca-se para um local dentro do alcance do seu colega. O aluno que tem o volante vai tentar passa-lo para o seu colega. Desta forma pretende-se que o aluno adquira a percepção da localização do outro aluno bem como da força necessária para que o volante lá chegue.

4.3. Relação volante/raquete
Exercício 1. “O volante rebuçado 2”
Descrição: dois a dois, colocados frente a frente, enviam o volante um para o outro: a)por cima da cabeça; b) entre o ombro e a cintura; c) abaixo da cintura. O volante deve ser sempre enviado alternadamente do lado esquerdo e direito.

Exercício 2. “O volante mosca 1”
Descrição: dois alunos frente a frente, um atira o volante, com a mão, para todo o espaço que rodeia o corpo do seu colega e este, por sua vez, com a raqueta tenta acertar-lhe. O lançador deve correr para apanhar o volante, após ter sido batido, antes deste atingir o solo, treinando a movimentação.

Exercício 3. “O volante mosca 2”
Descrição: idêntico ao anterior, só que neste caso o aluno que tem a raqueta, terá que aparar o volante ora com a frente da raqueta, ora com as costas da mesma.
4.4. “Pegas” da raqueta
Exercício 1. “Jogo do espelho”
Descrição: os alunos, de frente para o professor, procuram imitar as diferentes “pegas” realizadas pelo professor.

Exercício 2. “Jogo do adivinha”
Descrição: grupos de dois, frente a frente, um faz uma “pega” e o colega adivinha o nome correspondente, a seguir trocam de função.

4.5. Sensibilização ao volante e á raqueta
Exercício 1. “O eliminador”
Descrição: cada aluno como um volante e uma raqueta, faz ressaltar o volante na raqueta o numero de vezes que o professor indicar, agarrando o volante com a outra mão no final. Quem deixar cair o volante é eliminado.

Exercício 2. “Dar toques”
Descrição: cada aluno, com uma raqueta e um volante, faz ressaltar o mesmo na raqueta. Este utiliza as duas faces da mesma, primeiro de um lado, depois do outro e por fim alternando de lado a cada batimento, variando também a altura do ressalto procurando manter o volante controlado.

4.6. Manipulação da raqueta
Exercício 1. “A Ponte”
Descrição: cada aluno com uma raqueta e um volante, realiza batimentos da esquerda para a direita e vice-versa de forma a fazer passar o volante em arco sobre a cabeça. Os batimentos do lado direito devem ser feitos com a “pega” de direita e os do lado esquerdo com a “pega” de esquerda.


Exercício 2. “Enrolar o volante”
Descrição: cada aluno, com uma raqueta e um volante, realiza toques baixos, fazendo um movimento de cortar o volante, isto é, no momento do impacto desloca a raqueta para a esquerda ou para a direita para que o volante enrole. Os batimentos devem ser realizados com ambas as faces da raqueta.

Exercício 3. “Jogo do vai e vem”
Descrição: cada aluno com uma raqueta e os dois apenas com um volante, estes procuram verificar qual deles consegue lançar o volante mais alto. Os alunos devem procurar realizar batimentos com os vários tipos de “pegas”.

Exercício 4. “Jogo do harmónio”
Descrição: alunos em grupos de dois, frente a frente, afastados um do outro a uma distância que lhes permitam trocar o volante entre si, com batimentos: a) abaixo da cintura; b) acima da cabeça; c) á direita e á esquerda. De seguida vão-se aproximando e afastando tentando não deixar cair o volante.

Exercício 5. “Jogo das trocas”
Descrição: alunos em grupo de dois, frente a frente, afastados um do outro a uma distancia que lhes permita trocar o volante entre si, dão seis toques seguidos e trocam de posição, e assim sucessivamente. De seguida vão-se aproximando e afastando tentando não deixar cair o volante.

Exercício 6. “Olé”
Descrição: dois alunos frente a frente, dão toques á direita e à esquerda: a) por baixo das pernas; b) por trás das costas; c) de costas; d) amortecer o volante depois de o lançar ao ar.

Exercício 7. “O túnel”
Descrição: os alunos colocam-se de lado afastando-se um do outro entre 6 a 9 metros. Depois vão correndo lentamente para a frente fazendo batimentos altos entre si. Ao chegarem ao fundo do pavilhão aproximam-se um do outro e realizam batimentos baixos e curtos entre si, invertendo o sentido do deslocamento. Quem faz o percurso do lado direito faz batimentos com a pega de direita e o que faz o percurso do lado esquerdo faz batimentos com a “pega” de esquerda.

Exercício 8. “A maquina de escrever”
Descrição: os alunos colocados frente a frente afastados entre si 4 a 6 metros, vão fazendo batimentos rápidos acima da cabeça, obrigando o volante a ter uma trajectória rectilínea, ao mesmo tempo que se deslocam lateralmente com as pernas semi-flectidas. Este exercício proporciona aos alunos a oportunidade de realizar batimentos rápidos, tipo de devolução de serviço, ataque à rede e defesas altas de remates.

4.7. Iniciação ao jogo
Até aqui todas as acções têm sido realizadas fora das linhas de campo de Badminton. Deste modo vamos começar a introduzir um elemento que de certo modo constituirá um obstáculo na realização do jogo formal, a rede, assim desde a sua omissão até à altura oficial ela poderá assumir vários aspectos.

Exercício 1. “Passa a linha”
Descrição: jogo entre dois alunos (1x1) em que não há rede no meio. As restantes marcações mantêm-se.
Exercício 2. “Passa a barreira”
Descrição: jogo entre dois alunos (1x1), recorrendo à utilização de bancos suecos como rede.

Exercício 3. “Passa o muro”
Descrição: fogo entre dois alunos, recorrendo à utilização de um elástico ou de um fio como rede, ainda a uma altura mais baixa do que a regulamentar.

Exercício 4. “Passa a rede”
Descrição: jogo entre dois alunos, agora com rede colocada à altura regulamentar.

4.8. O serviço

Exercício 1. “Jogo do serviço”
Descrição: a turma é dividida em 4 grupos, dois de cada lado da rede, um do lado direito e outro do lado esquerdo, respectivamente. Em fila de um lado da rede os alunos servem 2 vezes seguidas e vão para o fim da fila. Do outro lado da rede os alunos, também colocados em fila, apanham 2 volantes na sua vez e voltam para o fim da fila. Quando todos os alunos de um lado da rede tiverem servido uma vez, trocam de funções.

Exercício 2. “Jogo do ovo”
Descrição: grupos de dois com um volante, um aluno efectua o serviço e o outro recebe com pequenos toques até conseguir controlar o volante.


Exercício 3. “Jogo da pontaria”
Descrição: uma raqueta e um volante para cada aluno. Um aluno serve de modo a colocar o volante na zona pré-determinada pelo professor.

Exercício 4. “Jogo do volante ao lado oposto”
Descrição: grupo de dois com um volante, o aluno que está na situação de receber o serviço, coloca-se junto à rede ou à linha final. Consoante a posição deste, o colega que serve terá de efectuar o serviço para a zona oposta.

Exercício 5. “Jogo da resposta”
Descrição: grupo de dois com um volante, um aluno efectua o serviço e outro responde, enviando a bola ao colega para este agarrar.

4.9. Direita/esquerda
Exercício 1. “Jogo da carroça”
Descrição: inicia-se com uma equipa de 6 jogadores, em fila, no fundo de cada campo, fora das linhas. O primeiro aluno de cada uma das filas, avança para dentro do campo e inicia o jogo com um serviço. Imediatamente após o batimento de serviço, o aluno que o executou corre pela direita e passa para o outro campo para o fim dessa coluna. O mesmo se passa com os outros alunos, após realizarem apenas um batimento para qualquer espaço aberto do outro campo. Quem falhar, atirar para a rede ou para fora, terá que sair e aguardar pelo próximo jogo. Quando só restarem 2 jogadores de cada lado, estes farão um jogo ate aos 5 pontos para assim se determinarem os vencedores.

Exercício 2. “Jogo do professor”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe até ao meio e realiza um gesto técnico de direita, volta ao meio e realiza um gesto técnico de esquerda, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

4.10. “Clear”
Exercício 1. “Jogo dos toques”
Descrição: dois alunos frente a frente com um volante, realizam o clear consecutivamente entre si tentando dar o maior número de toques possível sem deixar cair o volante.

Exercício 2. “Jogo dos taça e foge”
Descrição: grupos de dois com um volante, bater clears, indo tocar com uma raqueta na linha de serviço curto, após cada batimento.

Exercício 3. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um clear no lado direito, volta ao meio e realiza um clear do lado esquerdo, vai apanhar os volante e volta para o fim da fila.

4.11. Lob
Exercício 1. “Jogo dos toques”
Descrição: dois alunos frente a frente com um volante, realizam o lob consecutivamente entre si tentando dar o maior número de toques possível sem deixar cair o volante.



Exercício 2. “Jogo da jaula”
Descrição: grupos de dois com um volante, bater só lobs, podendo apenas colocar os dois membros inferiores dentro da zona de serviço curto.

Exercício 3. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um lob no lado direito, volta ao meio e realiza um lob do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

4.12. Drive
Exercício 1. “Jogo dos toques”
Descrição: dois alunos frente a frente com um volante, realizam drive consecutivamente entre si tentando dar o maior número de toques possível sem deixar cair o volante.
Exercício 2. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um drive no lado direito, volta ao meio e realiza um drive do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

4.13. Remate
Exercício 1. “Jogo dos toques”
Descrição: dois alunos frente a frente com um volante, realizam remate consecutivamente entre si tentando dar o maior número de toques possível sem deixar cair o volante.

Exercício 2. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um remate no lado direito, volta ao meio e realiza um remate do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

Exercício 3. “Jogo do massacre”
Descrição: dois alunos frente a frente com um volante, um aluno remata na direcção do colega que com um primeiro toque amortece o volante e no segundo levanta-o na direcção do colega que volta a rematar e assim sucessivamente trocando de posições.

4.14. Amortie
Exercício 1. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um amortie no lado direito, volta ao meio e realiza um amortie do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

4.15. Combinações técnicas
É importante que o aluno também aprenda que as gestos técnicos no Badminton não acontecem individualmente durante o jogo, torna-se necessário que o aluno aprenda a executar algumas sequencias de gestos diferentes como forma de responder às exigências próprias da modalidade em situação de jogo.

Exercício 1. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um clear no lado direito, volta ao meio e realiza um remate do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

Exercício 2. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um drive no lado direito, volta ao meio e realiza um amortie do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

Exercício 3. “Jogo do professor II”
Descrição: todos os alunos colocados em fila atrás da linha de fundo. À indicação do professor, o 1º da fila sobe ate ao meio campo e realiza um lob no lado direito, volta ao meio e realiza um amortie do lado esquerdo, vai apanhar os volantes e volta para o fim da fila.

4. 16. Situação de jogo
Exercício 1. “Volta ao mundo I”
Descrição: duas filas de dois ou três alunos colocados atrás da linha de fundo, uma em cada campo. Iniciam a jogada com um serviço, ora do lado esquerdo, ora do lado direito, mas sempre na diagonal. Os alunos realizam o batimento mais adequado à trajectória do volante outra vez na diagonal, deslocando-se rapidamente para o outro lado do campo.
Nota: o jogo é sempre na diagonal!

Exercício 2. “Volta ao mundo II”
Descrição: duas filas de dois ou trás alunos colocados atrás da linha final, uma em cada lado do campo. Iniciam a jogada com um serviço, os alunos realizam o batimento mais adequado à trajectória do volante, deslocando-se rapidamente para o outro lado do campo.

Exercício 3. “Voleibadminton”
Descrição: jogo 2x2, cada equipa pode dar 3 toques no volante entre si antes de o enviar para o campo contrário.

Exercício 4. “Jogo condicionado I”
Descrição: jogo 2x2, cada equipa tem obrigatoriamente de dar dois toques no volante entre si antes de o enviar para o campo contrário.

Exercício 5. “Jogo condicionado II”
Descrição: jogo 1x1, cada jogador tem obrigatoriamente de dar dois toques no volante antes de o enviar para o campo contrário.

Exercício 6. “Jogo condicionado III”
Descrição: jogo 1x1, os alunos apenas podem usar os gestos serviço e lob no decorrer do jogo.

Exercício 7. “Jogo condicionado IV”
Descrição: jogo 1x1, os elementos podem utilizar todos os gestos técnicos com excepção do remate e amortie.

Exercício 8. “Jogo formal 1x1 e 2x2”
Descrição: em situação de jogo o aluno selecciona o gesto mais adequado à situação e à trajectória do volante. Primeiro em situação de jogo individual e depois de jogo de pares.

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