Educaçao Fisica e Desporto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gestos e movimentos

Ir para baixo

gestos e movimentos Empty gestos e movimentos

Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 5:03 pm

Serviço

Actualmente, e dado a enorme gama de variantes, o serviço, deixou de ser um simples acto de pôr a bola em jogo, para adquirir uma importância cada vez maior no desenrolar do próprio jogo. De facto, hoje em dia, um jogador que saiba executar uma grande variedade de serviços terá a oportunidade de impor o seu jogo sobre o adversário e ganhar pontos uma vez que este se verá desorientado pelas contínuas de serviço.

O serviço começa com a bola estacionária e solta na palma da mão livre, aberta e com os dedos unidos, exceptuando o polegar que está livre (Anexo VI).

O servidor deverá então projectar a bola quase na vertical, no sentido ascendente, sem imprimir qualquer efeito, de modo que ela atinja pelo menos 16 cm após ter deixado a palma da mão livre e desça sem tocar em nada antes de ser batida (Anexo VII).

Quando a bola está na sua fase descendente, o servidor deverá batê-la de maneira que ela toque primeiro no seu campo e depois, passando por cima ou em torno da rede. Toque directamente o campo do recebedor (Anexo VIII).

Desde o início do serviço até ser batida, a bola deve estar acima do nível da superfície de jogo e atrás da linha de fundo do servidor, de modo a não ficar escondida do recebedor por nenhuma parte do corpo do servidor ou do seu parceiro em pares (Anexo IX).

Quando se serve deve estar-se sempre atrás da linha de fundo do campo do servidor ou do prolongamento imaginário desta (Anexo X).

É da responsabilidade do jogador efectuar o serviço de tal modo que o árbitro ou o seu assistente possam verificar que ele cumpre com os requisitos para um bom serviço (Anexo IX).

Se não houver nenhum árbitro assistente e o árbitro tenhas dúvidas sobre a legalidade do serviço, ele pode, numa primeira ocasião na partida, advertir o servidor sem atribuir um ponto.

Se em qualquer ocasião subsequente da partida, um serviço desse jogador ou do seu parceiro em pares for de legalidade duvidosa, pela mesma ou por qualquer outra razão, o recebedor marcará um ponto.

Cada vez que exista uma falha clara por parte do servidor no cumprimento dos requisitos para um bom serviço, não lhe será dada qualquer advertência e o recebedor marcará um ponto.

Excepcionalmente, o árbitro pode relevar os requisitos para um bom serviço se estiver seguro que o impedimento é devido a uma incapacidade física do servidor.

A bola está em jogo no momento em que sai da mão livre, embora o jogador não possa batê-la antes da ela atingir o ponto mais alto da sua trajectória e começar a descer.




O serviço pode ser efectuado de várias formas:
- Serviço curto – a bola é colocado mesmo junto à rede (Anexo XI).
- Serviço comprido – a bola é colocado numa zona situada junto à linha de fundo do campo do adversário (Anexo XII).
- Serviços cortados – Com um golpe de pulso, batem a bola de cima para baixo. O ponto de impacto bola-raquete deve ser o pólo sul, ou seja, abaixo do equador, com a raquete quase paralela à mesa (Anexo XIII).
- Serviços liftados – Bate-se na bola de baixo para cima (em direcção ao pólo norte), devendo o ponto de impacto raquete-bola situar-se acima do equador (Anexo XIII).
- Serviços «camuflados» - Dá-se um efeito na bola, cortado ou liftado, executando sensivelmente o mesmo movimento. Com este serviço consegue-se desorientar o adversário, que nunca sabe com que efeito há-de contar.

Comete-se falta, ou perde-se um ponto quando:

a) A bola toca na rede ou nos suportes e cai no campo de quem serve;
b) A bola toca na rede e sai directamente para fora da mesa sem ter tocado no campo contrário (Anexo XIV);

Repete-se o serviço quando:

a) A bola toca na rede mas, cai no campo contrário. Neste caso aplica-se aquilo a que se dá o nome de bola morta – let on net (Anexo XV);
b) Se ao lançar a bola ao ar esta se inclina mais do que 45º, para um lado ou outro da vertical;




Erros mais frequentes:
a) A bola vai para fora da mesa – empurrada por uma batida rápida; abrandar o movimento de empurrar;
b) A bola sai para o lado da mesa – posição errada da raquete, ou posição errada do ângulo da raquete ou do braço;
c) A bola bate na rede – a raquete está demasiado inclinada para diante ou o braço está virado para a frente;
d) A bola sobe demasiado – a raquete está demasiado aberta ou fechada;


Drive
O contacto da raquete com a bola pode ser muito breve, pelo que a direcção da bola se determina a partir da sua trajectória de chegada e pela abertura da velocidade da raquete no momento do contacto.
Se o contacto raquete-bola for mais longo então poder-se-á guiar a bola e dar-lhe uma nova trajectória, impedindo que se eleve demasiado (Anexo XVI).
Utilizado para devolver a bola, à direita e à esquerda, com um batimento forte à frente do corpo e com a raquete paralela à rede. Para tal, deve-se bater a bola ao lado do corpo imprimindo uma trajectória rápida à mesma de modo a dirigi-la para o campo adversário.

Erros mais frequentes:
a)Imprimir nova direcção na bola sem o desejar – o contacto raquete-bola foi mais longo;
b) Não conseguir imprimir nova trajectória – neste caso, o contacto raquete-bola foi muito curto;
c) Quando a bola sobe em demasia – significa que a raquete se encontra demasiado aberta ou fechada;

d) Quando a bola vai para fora da mesa – significa que a batida foi muito forte e rápida;
e) Quando a bola bate na rede – significa que a posição da raquete ou do braço está incorrecta.


FLiP
É um batimento com que se inicia uma jogada de ataque como resposta a um serviço curto.
A bola é jogada sobre a mesa e a raquete deve estar ligeiramente inclinada para trás.
No batimento a raquete vai-se virando para cima e para a frente (Anexo XVII).

Erros mais frequentes:
a) Quando a bola bate na rede – significa que a raqueta estava muito inclinada para a frente;
b) Quando a bola vai fora – significa que o movimento foi muito rápido e forte, ou então, poderá ter sido um mau movimento do braço e da mão. A raquete deve sempre ir-se virando para cima e para a frente;


Top Spin
É um eficaz golpe de ataque que se executa com um batimento de baixo para cima e de trás para a frente, com a raquete um pouco fechada e em posição vertical (Anexo XVIII).
Com o top-spin, o ténis de mesa ganha outra dimensão e torna-se espectacular. O top-spin é uma pancada fundamental deste desporto tal como é praticado hoje em dia.

É um golpe de ataque que pode ser executado com a raquete back-side, cujo revestimento tem um elevado coeficiente de atrito. Trata-se de um golpe de ataque muito eficaz, porque imprime à bola uma forte rotação.

Assim temos o top-spin da direita (Anexo XIX) e da esquerda (Anexo XX).

Erros mais frequentes:
a) Quando a bola sobe em demasia – significa que a raquete está aberta de mais ou então está fechada;
b) Trajectória errada – o batimento poderá não ter sido executado de forma adequada (de baixo para cima e de trás para a frente;


Lob
Utiliza-se este tipo de batimento em caso de necessidade. A bola é jogada de trás e de baixo para cima e para a frente (à altura dos joelhos), com a raquete bem aberta e do ponto mais baixo.
O corpo vai-se elevando, partindo de uma posição levemente curvada. A velocidade do batimento doseia-se consoante a distância a que se está da mesa. É importante que a raquete esteja muito aberta (Anexo XXI).

Erros mais frequentes:
a) A bola bate na rede – raquete demasiado aberta; velocidade excessiva no batimento;
b) A bola ultrapassa a linha de fundo – batimento demasiado comprido; velocidade excessiva no batimento; pouca distância da mesa;
c) A bola salta para o lado, para fora – posição de base incorrecta; batimento para o lado com demasiada força.


























Em ténis de mesa à que ter em atenção certos aspectos. De seguida, enumeremos alguns desses aspectos tendo em conta o número de jogadores (razão pela qual estes aspectos diferem).

Jogo de singulares
Quase toda a gente sabe o que há que ter em conta no jogo de singulares, pois é o mais frequente de se realizar:
- O jogo é disputado por 2 jogadores.
- Após cinco pontos, dá-se uma mudança de serviço.

- Em singulares, o servidor deverá fazer primeiro um bom serviço, o relançador deverá fazer uma boa devolução e, daí em diante, servidor e relançador deverão fazer, alternadamente, uma boa devolução.

- Uma partida consistirá numa disputa ao melhor de 5 pontos. A partir da meia-final, as partidas são disputadas ao melhor de 7 jogos.

- Em singulares, o servidor deverá bater a bola de modo a que esta toque primeiro o seu campo de jogo e depois, passando por cima ou em torno da rede, o campo do relançador.

Jogo de pares /pares mistos

Nos jogos de «pares», jogam dois parceiros contra dois adversários. Cada jogador de cada par é obrigado a ter uma bola em cada duas.
Há pares-senhoras (duas mulheres contra duas mulheres), pares-homens (dois homens contra dois homens) e pares-mistos (Um homem e uma mulher contra um homem e uma mulher).

- Jogo disputado por 4 jogadores.

- Em pares, a mudança de serviço implica que, em cada equipa, também se alterem os jogadores.

- Em pares um jogador serve, na outra equipa um jogador devolve, o colega do jogador que serviu devolve e o companheiro do que devolveu o serviço devolve também. A partir daqui, o jogo prossegue respeitando sempre este princípio (cada jogador bate alternadamente na bola).

- Em pares, será ponto se os jogadores baterem a bola fora da sequência correcta.

- Em cada jogo de uma partida de pares, o par que tiver o direito de servir primeiro decidirá sempre qual dos jogadores o fará. No primeiro jogo de uma partida o par relançador decidirá qual dos jogadores fará a primeira devolução. Nos jogos subsequentes de uma mesma partida, uma vez escolhido o primeiro servidor, o primeiro relançador será o jogador que serviu para aquele no jogo imediatamente anterior.

- Em pares, em cada mudança de serviço, o relançador anterior tornar-se-á servidor e o seu parceiro tornar-se-á relançador.

- Ao servir, o jogador deverá bater a bola de forma a que esta toque primeiro o seu meio-campo direito e depois, passando por cima ou em torno da rede, o meio-campo direito do relançador.

- A superfície de jogo está dividida em duas partes por uma linha branca de 3 mm de largura, paralela às linhas laterais e chamada «linha central».

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 41

https://desporto.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos