Educaçao Fisica e Desporto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da Natação

Ir para baixo

História da Natação Empty História da Natação

Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 4:51 pm

A natação é uma actividade tão antiga como a humanidade, pois desde o início da sua existência o ser Humano teve a necessidade de se deslocar no meio aquático tanto por questões de sobrevivência como de subsistência.
Os povos antigos principalmente aquelas civilizações de navegantes e povos que viviam rodeados por agua ou que desenvolviam as suas actividades de caça e conquista neste meio tiveram a necessidade de melhorar as suas capacidades de sobrevivência na agua.
A importância da natação centra-se na pré-história quando o Homem flutuou pela primeira vez, sendo que existem mais relatos a partir da civilização Egípcia. A natação para os Egípcios tinha uma grande importância recreativa mas também o aspecto importante ao nível da educação sendo a natação importante para a educação.
Depois dos Egípcios existiram grandes invasões feitas essencialmente pelo mar por parte de alguns povos nomeadamente os Fenícios, Cartagineses, Romanos e Gregos, havia então a necessidade de certos indivíduos dominarem a natação não só para sobrevivência em caso de náufragos mas também para recuperar parte da carga das embarcações que por vezes caia á agua.
Mais tarde existiu um período obscuro em relação á natação a Idade Media, sofrendo a natação um retrocesso devido essencialmente a epidemias e doenças (ex: peste negra) pensando-se na altura que esta actividade poderia ser um meio de propagação destes doenças.
Na época do Renascimento, surge uma nova mentalidade sendo a França um país importante na imposição dessa nova mentalidade. Luís XVI foi um dos principais impulsionadores dessa nova mentalidade dando uma grande difusão da natação na altura espalhando-se então por toda a Europa.
Em 1830, Guts Muths define um programa de natação para a educação das crianças.
Ling também mais tarde deu um contributo importante que transformou a natação numa visão correctiva para uma cura de enfermidades e afins.
Desde essa data ate aos nossos tempos existem muitos relatos, artigos e tudo o que diz respeito à natação tornando-se esta uma actividade muito importante nos nossos dias tanto como desporto de recreação, desportivo ou mesmo competitivo ao mais alto nível.

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 41

https://desporto.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos