Breve História da Ginástica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Breve História da Ginástica

Mensagem  titusonline em Dom Fev 03, 2008 11:42 pm

Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como actividade desportiva e não apenas como forma de treino militar. No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar, aí incluídos à caça e os torneios. Só com o Renascimento os exercícios físicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior.
No século XVIII, a ginástica era vista com um carisma artístico, sendo vulgares as exibições de escolas e associações desportivas, desenvolvendo também a sua vertente competitiva. A organização da ginástica nestes moldes e a criação das regras e aparelhos de ginástica aconteceu em 1811 na Alemanha, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn.
A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. A ginástica faz parte da história humana, desde os primórdios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou-se pela primeira vez a estruturar a actividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava estritamente ligada ao treino militar, mas também com carácter religioso. E desde tempos remotos também se iniciaram as competições em todo mundo civilizado, dentre elas as olimpíadas gregas realizadas durante quase 12 séculos (776 a.c.-393 d.c.). Mas a ginástica moderna surgiu no século XVIII com Johann-Cristoph Guts Muths (1759-1839), autor alemão de “Gymnastik fur Jugend”, publicado em 1793 e Francisco Amóros Y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francês que fundou uma escola de ginástica em Grenelle.
O nome que mais se destaca na história da formação da ginástica moderna como mencionada anteriormente foi a do alemão Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn (1778-1852), grande nacionalista alemão considerado o pai da ginástica, responsável pela propagação da ginástica em aparelhos pelo mundo inteiro que inventou o termo “turnen”, para designar a prática da ginástica na Alemanha. Durante o bloqueio ginástico de 1820 a 1842 na Alemanha diversos ginastas alemães emigraram para o mundo inteiro difundindo a ginástica de Jahn.
A partir da segunda metade do século XIX, apareceram na Europa as primeiras federações de ginástica como a da Suíça, Alemanha, Bélgica, Polónia, Holanda e França. Em 1881 iniciou-se a Federação Europeia de Ginástica na Bélgica que torna-se a FIG (Federação Internacional de Ginástica), a partir de 1921, tendo por presidente Nicolas Cupérus que permaneceu até 1924.
Em 1896 iniciam-se as competições internacionais nas olimpíadas de Atenas, com a presença da ginástica e em 1903 o Primeiro Torneio Internacional de Ginástica em Antuérpia na Bélgica. Em 1928 inicia-se a participação feminina nas Olimpíadas.
Friedrich Ludwing Jahn, introduziu o seu sistema de exercícios. Um dos legados de Jahn foi o material inventado ou adaptado por ele para atingir os seus objectivos de desenvolvimento físico e, assim, no caso do “Cavalo” existiam em Hasenheide, três tipos diferentes sendo um muito próximo da realidade com cauda e cabeça, um em pele somente com o pescoço e um terceiro em madeira que mais tarde deu origem ao contemporâneo cavalo de arções (Herholz, 2001).


Quanto à Barra Fixa, embora já existisse anteriormente como nome de Barra Alta, foram utilizadas em Hasenheide como mais um obstáculo e aparelho para trepar, no entanto o sucesso foi tal, que rapidamente foram colocados diversos exemplares. Um dos discípulos de Jahn, de nome Durre refere inclusivamente a utilização de um aparelho em forma hexagonal derivado das barras em uso (Schmid – Sorg, 2001,

titusonline
Admin

Mensagens: 34
Data de inscrição: 19/12/2007
Idade: 31

Ver perfil do usuário http://desporto.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum