Educaçao Fisica e Desporto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

defeniçao segundo alguns autores

Ir para baixo

defeniçao segundo alguns autores Empty defeniçao segundo alguns autores

Mensagem  titusonline Dom Fev 03, 2008 4:29 pm

Segundo VIANNA e DAMASCENO (s/d), a maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso ou lançamento usando pesadas pedras, que com o passar dos anos foram substituídas pelo actual peso.
Segundo o mesmo autor (op.cit.), após esta época, nos seus tempos livres, os soldados lançavam balas de canhão, numa evolução posterior do lançamento que era realizado pelos celtas e escoceses. Jim Fuchs (USA), após 1940, utilizando uma técnica diferente da até então conhecida ortodoxa (cuja posição inicial, deslocamento e posição final eram realizadas na posição lateral), conseguiu superar o recorde mundial, com 17.95 m. Este novo estilo, iniciava o arremesso em posição lateral, terminando o deslocamento com as costas voltadas para a direita do lançamento.
A partir da observação da técnica de Fuchs, um homem que marcou época na história desta prova, outro americano, Perry O'Brien, partiu para o seu estilo próprio. Este atleta, vencedor dos Jogos Olímpicos de 1956 e 1960, convenceu-se que seria o primeiro homem a arremessar um peso de 7.257 kg acima de 20 metros (VIANNA e DAMASCENO).
Tamanha era a sua obsessão, que transportava um peso dentro do seu carro e onde quer que parasse, treinava horas a fio. O’Brien concluiu que poderia iniciar o deslocamento com o corpo de costas para a direcção do lançamento, o que daria ao peso, um maior caminho dentro do círculo, permitindo-lhe maior impulso e velocidade. Até aos dias de hoje esta técnica é a preferida pela maioria dos lançadores, embora uma outra, a do lançamento com rotação, surgida com o atleta russo Alexander Banyschino kov, em 1972, tenha conseguindo um número considerável de adeptos, com bons resultados (VIANNA e DAMASCENO).
Segundo RODRIGUÉZ (2004), o russo Banyschino kov com a técnica de rotação semelhante à do lançamento do Disco, alcançou a marca de 22 metros em Munique, técnica essa também utilizada por Brian Oldfield, que lançou 22,86 em 1975. Ambas as técnicas, de costas e de rotação, são técnicas modernas sem uma variante à vista.

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 41

https://desporto.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos