defeniçao segundo alguns autores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

defeniçao segundo alguns autores

Mensagem  titusonline em Dom Fev 03, 2008 4:29 pm

Segundo VIANNA e DAMASCENO (s/d), a maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso ou lançamento usando pesadas pedras, que com o passar dos anos foram substituídas pelo actual peso.
Segundo o mesmo autor (op.cit.), após esta época, nos seus tempos livres, os soldados lançavam balas de canhão, numa evolução posterior do lançamento que era realizado pelos celtas e escoceses. Jim Fuchs (USA), após 1940, utilizando uma técnica diferente da até então conhecida ortodoxa (cuja posição inicial, deslocamento e posição final eram realizadas na posição lateral), conseguiu superar o recorde mundial, com 17.95 m. Este novo estilo, iniciava o arremesso em posição lateral, terminando o deslocamento com as costas voltadas para a direita do lançamento.
A partir da observação da técnica de Fuchs, um homem que marcou época na história desta prova, outro americano, Perry O'Brien, partiu para o seu estilo próprio. Este atleta, vencedor dos Jogos Olímpicos de 1956 e 1960, convenceu-se que seria o primeiro homem a arremessar um peso de 7.257 kg acima de 20 metros (VIANNA e DAMASCENO).
Tamanha era a sua obsessão, que transportava um peso dentro do seu carro e onde quer que parasse, treinava horas a fio. O’Brien concluiu que poderia iniciar o deslocamento com o corpo de costas para a direcção do lançamento, o que daria ao peso, um maior caminho dentro do círculo, permitindo-lhe maior impulso e velocidade. Até aos dias de hoje esta técnica é a preferida pela maioria dos lançadores, embora uma outra, a do lançamento com rotação, surgida com o atleta russo Alexander Banyschino kov, em 1972, tenha conseguindo um número considerável de adeptos, com bons resultados (VIANNA e DAMASCENO).
Segundo RODRIGUÉZ (2004), o russo Banyschino kov com a técnica de rotação semelhante à do lançamento do Disco, alcançou a marca de 22 metros em Munique, técnica essa também utilizada por Brian Oldfield, que lançou 22,86 em 1975. Ambas as técnicas, de costas e de rotação, são técnicas modernas sem uma variante à vista.

titusonline
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/12/2007
Idade : 34

Ver perfil do usuário http://desporto.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum